ACESSIBILIDADE

Habilidades socioemocionais foi tema de Formação Pedagógica com gestores e equipe da Educação de Lagoa Grande

Gestores escolares e equipe da Secretaria de Educação participaram da Formação Pedagógica da rede de ensino de Lagoa Grande. O encontro aconteceu na segunda (02) e teve como tema ‘Gestão das Emoções: Uma Abordagem do socioemocional na gestão democrática’.

O Professor e Psicanalista, Marcos Aurélio, foi o formador e discutiu ações voltadas para gestão de emoções e suas contribuições no cotidiano escolar, através do trabalho com as habilidades socioemocionais. Na BNCC, as competências socioemocionais estão presentes em todas as 10 competências gerais.

A rede municipal de ensino tem trabalhado as competências: autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração); e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).

O encontro contou a participação do Chefe do Executivo que destacou a importância das competências na formação dos gestores escolares. “A educação de Lagoa Grande trabalha para garantir aos nossos estudantes uma educação qualificada, que visa o desenvolvimento educacional e social de seus munícipes investindo e buscando melhoria e aperfeiçoamento profissional”, afirmou o gestor.

A gestora da Secretaria de Educação, Fabiana Ribeiro, ressaltou a importância do alinhamento das unidades escolares com a pasta no processo de implementação das ações pedagógicas para promover as melhorias necessárias para o fortalecimento da educação do município. A secretária também lembrou que o momento de formação é muito importante para os gestores.

O professor Erismar Alencar, gestor da Escola Tarcila Araújo, falou sobre o encontro e disse que a formação deu a todos a oportunidade de ouvir e refletir sobre várias questões relevantes para a vida profissional e pessoal. “Uma formação que nos mostrou que é essencial ter determinação, superação e motivação. O quanto foi essencial trabalhar teoria e prática, bem reflexiva”, declara o gestor.

A formação foi realizada pela prefeitura, através da Secretaria de Educação e com a parceria da  Editora Dinâmica.

Rolar para o topo Skip to content