Com uma programação para todos os gostos, a tradição dos vaqueiros permanece viva em Lagoa Grande. Parte do calendário cultural do município, a 63ª edição da Festa do Vaqueiros no distrito de Jutaí, interior do município, realizada nos dias 25 e 26 de agosto, chegou ao seu fim e atraiu milhares de pessoas.
No sábado (26/08), o Parque dos Vaqueiros ficou pequeno na tradicional pega do boi no mato, que reuniu centenas de vaqueiros e foram consagrados os campeões. Já no primeiro dia da festa, dia 25, o encontro foi no Sítio Cacimba, com a coroação da Rainha dos Vaqueiros, desfile dos vaqueiros até o distrito e a tradicional Missa dos Vaqueiros com o Padre José Guimarães.
“A Festa dos Vaqueiros movimenta a cultura, o lazer e as tradições da cidade de Lagoa Grande e região. O evento não se resume apenas ao desfile, a pega de boi, música e dança, é um evento importante na história e na cultura do sertão. Com muita fé e tradição, vamos mantendo vivas as tradições!” relatou o prefeito Vilmar Cappellaro.
Fechando o evento com grande estilo, a Prefeitura de Lagoa Grande promoveu dois grandes shows musicais, que teve como atrações: Pablo, Manim Vaqueiro, Fábio Diniz, Sergio do Forró, Zezinho Vaqueiro, Claudemir Paraná e Leninha Silva.
Além do prefeito Vilmar Cappellaro que estava acompanhado da primeira-dama do município, Cláudia Cappellaro, a 63º edição da festa contou com a presença da vice-prefeita Catharina Garziera, do ex-prefeito e da ex-prefeita Jorge e Rose Garziera, vereadoras(os), secretários(as), políticos, entre eles o deputado estadual Jarbas Filho e Rosa Amorim, deputado federal Fernando Monteiro e o ex-deputado federal Raul Henry, o chefe distrital do Centro Administrativo de Jutaí e Açude Saco (CEAJA), Ericson Rodrigues, outros colaboradores e milhares de pessoas de Lagoa Grande e outras cidades.
A programação cultural , que é organizada pela Associação dos Vaqueiros de Jutaí e Região (ASVAJUR), contou com o apoio da Prefeitura de Lagoa Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da Empetur e do Governo de Pernambuco.