Ação da Secretaria de Saúde de Lagoa Grande marca Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

No dia 05 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, pensando na saúde e na segurança da população, a Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, por meio da Secretaria de Saúde, junto ao GT/PNZ (Grupo Técnico de Trabalho de Petrolina), ao CRF/PE (Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco) e as faculdades Uninassau e Soberana, foi realizado uma série de serviços e ações de conscientização sobre o uso racional de medicamentos.

Durante a ação, as equipes realizaram acolhimento com orientações, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, consulta farmacêutica e visitas domiciliares. Também foi apresentado à população lagoa-grandese a importância da automedicação de forma racional, com o objetivo de evitar uso indiscriminado de medicamentos, já que esta prática revela-se como uma das principais causas dos altos índices de intoxicação por remédios.

Na ocasião, foi explicitada, ainda, que automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até mesmo a morte. Além disso, foi também reforçada a importância do adequado descarte dos restos de medicamentos, tendo em vista que o seu depósito em locais incorretos pode ser prejudicial a outras pessoas e ao meio ambiente.