Gere relatórios em diversos formatos eletrônicos

Gerar relatórios

Lagoa Grande celebra Dia e Semana do Idoso reforçando ações de valorização e convivência da pessoa idosa

No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a sociedade sobre o envelhecimento, garantir os direitos dessa população e estimular sua inclusão social e participação ativa na comunidade. A data é também um convite à reflexão sobre os desafios e as oportunidades do envelhecimento, além de reforçar a importância do cuidado integral às pessoas idosas. Em Lagoa Grande, a Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social (SAS), desenvolve um trabalho contínuo voltado a esse público.

A atuação é realizada através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, presente em núcleos instalados tanto na sede quanto nos distritos e comunidades. Atualmente, cerca de 260 idosos participam das atividades.

“Nosso objetivo é fortalecer os laços familiares e comunitários, prevenindo situações de risco social e promovendo o desenvolvimento integral dos participantes. Para isso, oferecemos atividades que vão desde artesanato, pinturas e coral, até grupos de dança e ações recreativas que estimulam a autoestima e a socialização”, destaca a secretária Eliene Martins.

Os núcleos funcionam em diferentes localidades, entre elas a sede, o distrito de Vermelhos, o distrito de Jutaí, além das comunidades de Açude Saco, Riacho do Recreio, Malhada Real e Lambedor, essa última com atendimento específico à comunidade quilombola.

Para a prefeita Catharina Garziera, o trabalho reflete o compromisso da gestão com políticas públicas de inclusão e respeito à pessoa idosa. “Celebrar esta data é reconhecer a importância dos nossos idosos na construção da história de Lagoa Grande. Estamos empenhados em oferecer espaços de convivência, cuidado e valorização, garantindo que cada idoso se sinta parte ativa da sociedade e tenha qualidade de vida”, ressaltou a gestora.

“Com esse conjunto de ações, Lagoa Grande reafirma seu compromisso em promover dignidade, participação e bem-estar para a população idosa”, acrescenta Catharina Garziera.

Cinara Marques – jornalista

Fotos: Santiê Comunicação

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa Grande

 

Rolar para o topo Ir para o conteúdo